Liane a cavalo

Liane a cavalo
Indo para a presencial da UAB em Cacequi

domingo, 17 de abril de 2011

O AQUI E AGORA NA EDUCAÇÃO

            O
            Com a eficiência do cyber cultura abrindo espaços e quebrando distâncias geográficas está dando novas chances ao Campo encontrar seus RUMOS em uma EDUCAÇÃO EFICIENTE mostrando alegria e vontade de aprender.
            Não resta dúvida que as chances da época em que vivemos podem quebrar barreiras e seguir rumos de uma época de modernidade cumprindo com seu valor social, promovendo mudanças mesmo nas escolinhas rurais, como a minha na metade sul, que fica em São Simão, distrito de Saican em Cacequi, ou a da colega Cláudia Krüger Schneid na Reserva em São Lourenço. Independentemente de a escola possuir ou não um laboratório de informática, nós professores podemos fazer a diferença!
            Pois segundo Dinello em seus sábios conselhos já em 1999 ao autografar seu livro para mim mostrou que é na metodologia interacionista as chances de promovermos uma educação de qualidade, pois segundo ele, na pg. 15 do seu livro Pedagogia da Expressão Lúdica fala:
¨  Um novo enfoque político da docência não é nem
uma  problemática adesão aos partidos eleitorais ,
uma insistência na mentalidade de “funcionário “.
(quem não assume decisões próprias),  nem de novas
técnicas para desenvolver as hierarquias individuais;
 pelo contrário, o é quando se propicia a educação de
 visão ecológica, de um incentivar o desenvolvimento de
 potencialidades do conjunto, de um cultivar as edentidades
sócio culturais regionais.”
            E realmente acredito que o nosso envolvimento e nossa metodologia poderão provocar mudanças no conhecimento das comunidades onde vivemos. Pois mesmo sem o ambiente possuir a internet, nós que a atemos e estamos fazendo a educação continuada com esta chance na UAB poderemos abrir novos horizontes no campo onde se efetua nossa atuação.
            Conforme a colega Katia mostrava no Fórum Reflexões e Percepções a importância da colaboração aproveitando a inteligência coletiva, utilizando a tecnologia comunicacional, vai de encontro ao que desejamos para nossas escolas., uma nova maneira de pensar introduzindo conhecimentos pela ação das tics em nossas realidades. Mostrando neste novo paradigma na educação deixando para trás a geração de conteúdos e provocando na interação destes novos tempos com as tics uma educação crítica, envolvente, mostrando a heterogeneidade de indivíduos e uma interação com a diversidade do mundo circundante que podemos aproveitar toda chance que as tics nos apresentam. Com nossa Educação Continuada pelos centros de informática onde atuam as colegas do meu grupo; que poderemos construir inovações frente às dificuldades atuais como o amigo Raimundo Dinello afirma em sem livro já citado, na pg. 17 “ provocando projeções para o futuro, com esperança de todos viverem melhor.”
            Quero ainda ocupar a conclusão da colega Karpinski no fórum desta semana: Reflexões sobre Blogs que comenta: “  Se é na escola que o conhecimento pode ser adquirido que isso aconteça de forma prazerosa e significativa. Utilizemos os recursos da WEB a favor da Educação.
            Conforme a colega de grupo Débora Moraes comentava, eu devo dominar a tecnologia pedagogicamente para que as tics facilitem a aprendizagem e que sejam instrumento de construção de conhecimento.
Então sim, estarei melhor preparada para poder fazer meus projetos de aprendizagens atuem em minha escola tornando meus alunos mais autônomos, contextualizados, mais atuantes em suas comunidades. Pois poderei mostrar aos estudantes de minha escola Núcleo o valor de uma aprendizagem construindo conhecimentos.
            E eu diria utilizemos os recursos da WEB, também na Educação do Campo.
            Portanto o aqui e agora na educação promovendo esperança e chances de uma vida de qualidade também para o CAMPO.
Bibliografia: DINELLO,Raimundo. Pedagogia da Expressão. Uberaba. 1996
                   KARPINSKY DE ALMEIDA, Luciana : Fórum de Reflexões sobre Blogs. 5/04/2011   
           
           
                       
           

terça-feira, 12 de abril de 2011

HISTÓRIA DE VIDA

Nasci e me criei no campo.
Chegou a idade escolar e me colocaram interna no Coléio Centenário em Santa Maria.
Desde então minha vida mudou! Foi um bom colégio, mas a saudade do campo também foi cruel!
Nunca mais parei de estudar, apenas por períodos curtos, onde compromissos pessoais faziam com que eu me afastasse dos livros.
Adoro lecionar.
Mas minha graduação é enfermagem, depois fiz pedagogia e agora entrei na Educação do campo, será minha terceira licenciatura, isto prova o quanto acho a Educação importante para mim.
Creio que a Educação o Campo poderá fazer a diferença na metade Sul, existe espaço para crescermos, e o perfil do campo está mudando. Espero ter tempo para modificar alguma realidade no Núcleo onde leciono; é isto me faz levantar de madrigada, e por três vezes na semana sair no escuro e voltar ao entardecer para lecionar em São Simão.

domingo, 10 de abril de 2011

História da Comunidade

História do local onde moro – Saican
Cacequi Terra da melancia e dos Trovadores.
               Moro no Saican, 3º Distrito de Cacequi.
               Cacequi era um encontro ferroviário.
               Hoje sobrevive com suas lavouras de soja, arroz, trigo e melancia.
               Recentemente a uva está começando a produzir; geralmente a vendem para produção de suco ou vinho, não é uma qualidade de mesa. Geralmente plantam a uva Isabel.
               É uma cidade sem indústrias e de difíceis oportunidades de emprego.
               Os cursos da EAD estão promovendo alguma esperança no horizonte.
               Eu pessoalmente coloco muita esperança na Licenciatura da Educação do Campo; pois o rural necessita de novos rumos.
As grandes lavouras e o pecuarista já estão instrumentados tanto tecnicamente quanto culturalmente.
               Mas as pequenas empresas e os jovens estão sem possibilidades de crescimento.

APRENDIZAGEM

Espero aprender o quanto antes